Como descartar o lixo eletrônico

Como descartar o lixo eletrônico

Lixo eletrônico são equipamentos que são descartados de qualquer maneira, como por exemplo: Celulares, Notebooks, Computadores, Televisões, entre muitos outros equipamentos eletrônicos.

Todo eletrônico que contém uma bateria descartável faz um grande estrago no planeta, por conta das substâncias tóxicas e metais pesados que contêm no seu interior, esses equipamentos são capazes de contaminar o solo, água e alimentos, podendo gerar um impacto gigante na saúde humano.

Além de extremo cuidado com a reciclagem desses materiais através de reparos avançados, existem algumas outras coisas que podemos fazer para diminuir ainda mais esse problema.

Descartar em lixos específicos, Doar para instituições ou museus, repassar para outros com finalidade de utilização ou até a venda dos equipamentos garantindo uma vida útil maior.

E quais benefícios essas práticas irão nos trazer?

Com um estudo publicado em 2019 pela revista Environmental Science & Technology, o valor para extrair novos minerais de jazidas é 13 vezes maior que o valor para recuperá-los em eletrônicos antigos, além disso, também se usa uma grande quantidade de água e energia.

A reciclagem de eletrônicos melhora a qualidade ambiental, entre outros benefícios. De acordo com a União Internacional de Telecomunicações (ITU), esses itens, se devidamente reciclados, podem criar uma oportunidade no valor de mais de US$ 62,5 bilhões anualmente e criar milhões de novos empregos em todo o mundo.

Já o desuso no procedimento de tratamento desses equipamentos acaba gerando são uma desvantagem, e acaba acontecendo mais em países que mais quantidade recebem, como por exemplo, Suíça, Dinamarca, Islândia, Reino Unido e Noruega.

E acaba que países africanos e países asiáticos menos desenvolvidos acabam gerando pouco lixo eletrônico, como, Afeganistão, Nepal, Etiópia, Níger e Uganda.

A utilização de eletrônicos não deve ser totalmente extinta, porém deve ser feita com cuidado, visando um mundo melhor, faça a sua parte e cuide bem do que você irá descartar.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe para mais gente.

Share on linkedin
Share on whatsapp

Últimos Artigos

Quer receber mais dicas sobre tecnologia?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as novidades

Abrir Whatsapp
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos ajudar?