Desde a sua criação, os computadores vem sendo importantes nas nossas vidas, principalmente para o meio corporativo.
Até hoje existem dúvidas sobre quem realmente inventou o primeiro computador.
Isso não é uma pergunta fácil de ser respondida, e existem controvérsias sobre quem realmente foi o inventor. Há quem diga que Charles Babbage, com a sua Máquina Analítica ou Alan Turing, com a sua invenção que foi chamada de Bomba Eletromecânica.
Mas afinal, como os computadores evoluíram?
O computador que conhecemos, inserido no nosso dia a dia passou por várias mudanças e foi se aperfeiçoando com o passar dos anos. Acompanhando os avanços das áreas de matemática, engenharia e eletrônica, e por isso dizem que não existe apenas um inventor.
Os primeiros computadores (1951 – 1959) eram gigantes e funcionavam por meio de circuitos feitos a mão e válvulas eletrônicas, além de consumirem bastante energia.
A segunda geração de computadores (1959 – 1965) tiveram muitas mudanças afim deixar os equipamentos mais fáceis e menos trabalhosos de usar e a partir daí já começou a se espalhar o uso comercial desses equipamentos.
A partir da terceira geração (1965 – 1975), os computadores começaram a ter uma utilização pessoal, pelo fato de serem bem menores e com circuitos integrados, já apresentavam uma capacidade de processamento muito mais rápida, e nesse período também foram criados os chips, que até hoje são usados em celulares e tablets.
A quarta geração vem em uma constante evolução desde 1975, até os dias atuais. Com o desenvolvimento da tecnologia, os computadores foram ficando menores, mais acessíveis, mais rápidos e menos complexos, popularizando ainda mais o uso comercial.
O computador facilita muito as nossas vidas principalmente hora de trabalhar, com funções que para nós parecem ser simples, mas há 80 anos atrás nem pensavam em utilizar o computador da forma que utilizamos hoje.
Principalmente para o meio corporativo, incluindo a facilidade de fazer determinados trabalhos, se comunicar com as pessoas, e ter acesso a informações e sistemas de qualquer lugar no mundo.
Essa evolução tecnológica foi essencial para o nosso próprio desenvolvimento humano, e em grande medida, fez profundas contribuições para a produtividade e os padrões de vida da sociedade, bem como para a gestão econômica.